ANS - ACOMPANHAMENTO DAS RECLAMAÇÕES SOBRE PLANOS DE SAÚDE PELA INTERNET
Agora os beneficiários de planos de saúde que fizerem sua reclamação pelos canais de relacionamento
da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) podem acompanhar a demanda pelo portal da agência
na internet.
O procedimento foi implantado ontem e o acompanhamento deve ser feito pelo site www.ans.gov.br
no Espaço do Consumidor, na seção Acompanhamento de Solicitações. Lá ficam disponíveis todos os
documentos referentes a demanda, desde o posicionamento da agência às respostas das operadoras.
Com os resultados positivos na mediação de conflitos assistenciais da agência, instituído em 2010, o
percentual de solução em 2013 chegou a 85,5%, o que significa que de cada cinco reclamações,
quatro foram resolvidas.
Graças a isso, a agência também ampliou o tratamento de demandas via mediação de conflitos, que
antes atendia apenas problemas de caráter assistencial e agora atende não assistenciais também,
como reajustes indevidos, quebra de contratos e alteração, rede credenciada, rescisão unilateral de
contrato e não envio de carteira do plano de saúde.
assistencial/ Os exemplos de queixas de natureza assistencial são descumprimento de prazos máximos
para agendamento de consultas, exames e cirurgias, negativa de autorização para realização de
procedimentos e dificuldades para recebimento de reembolso. |
20/03/2014
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