ANS - PRESIDENTE DA AGENCIA ESCLARECE INTERNAUTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS PLANOS DE SAÚDE.
O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo, está no Recife
para participar do Encontro ANS - Edição Nordeste. Durante entrevista no estúdio do Bom Dia
Pernambuco nesta quinta-feira (27), Longo esclareceu dúvidas enviadas pelos internautas sobre
o funcionamento dos planos de saúde.
De acordo com o diretor, as queixas mais comuns que a agência recebe são sobre negativas de
cobertura de determinados tipos de procedimentos. "Também reclamam muito sobre a demora
para marcação de consultas. Dependendo do que for, o prazo que os planos têm para a marcar
um atendimento é de 3 a 21 dias úteis", explicou Longo. Caso o plano não esteja respeitando essas
datas, o consumidor pode entrar em contato com a ANS através do site oficial, pelo Disque
ANS 0800 701 9656 ou ir ao núcleo de representação da agência no Recife, na Avenida Lins Pettit,
100/9º andar, na Ilha do Leite, Centro da cidade.
Quando questionado sobre médicos ou hospitais que eram credenciados na época da marcação da consulta, mas que não eram mais no dia, Longo explicou que os planos têm o dever de avisar aos
clientes com antecedência da exclusão de hospitais e clínicas. Caso isso não seja feito, a ANS pode
aplicar uma multa. "Esses descredenciamentos atingem muitas pessoas, atingem a coletividade,
por isso cobramos multa", explicou.
Outra dúvida enviada ao diretor-presidente foi sobre o reajuste do preço. Uma internauta afirmou ter
tido um aumento de 32%. "Depende do tipo de contrato, depende se é plano individual, plano coletivo,
plano coletivo empresarial, plano coletivo por adesão. O último reajuste da ANS para planos individuais
foi de 9,4% no ano passado. Já os coletivos são feitos diretamente com as empresas ou sindicatos",
informou. Para uma análise mais detalhada, é preciso que o consumidor entre em contato com a ANS. |
28/03/2014
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