IMPORTANTE - PROBLEMAS NA TRANSIÇÃO DA GOLDEN CROSS PARA UNIMED RIO
Crescem as reclamações de usuários contra operadoras de planos de saúde
Rosa Falcão - Diário de Pernambuco
Antes de completar um ano da venda da carteira de planos de saúde individuais e familiares da
Golden Cross para a Unimed-Rio, crescem as reclamações de usuários com dificuldades de
atendimento na rede assistencial. Em Pernambuco, a Associação de Defesa dos Usuários de Planos
de Saúde (Aduseps) entrou neste período de dez meses com 18 ações na Justiça contra a operadora,
para garantir a realização de cirurgias e exames, além de assistência domiciliar (home care) e o
fornecimento de remédios aos pacientes crônicos.
A coordenadora jurídica da Aduseps, Karla Guerra, diz que o problema maior enfrentado pelos
usuários da Unimed-Rio é a inadequação da rede assistencial. Segundo ela, as Unimeds atendem
prioritariamente com rede própria. “Há também a exigência dos prestadores de uma autorização
por escrito para liberar o atendimento. Em outros casos, a operadora autoriza o atendimento, mas
nega o material e o medicamento”. Karla destaca que a carteira da Golden Cross que migrou para a
Unimed-Rio é majoritariamente de idosos, os mais prejudicados.
Defesa
Em nota, a Unimed-Rio informou que vem trabalhando para oferecer uma transição tranquila aos
clientes remanescentes da Golden Cross, estendendo por quase seis meses o atendimento em
hospitais que não fazem parte de sua rede. De acordo com a operadora, os hospitais Memorial São
José e Santa Joana se desligaram da rede por iniciativa própria, porque demostraram não terem
interesse em permanecer atendendo os usuários remanescentes da Golden Cross.
A operadora acrescentou que fez alguns ajustes na rede assistencial durante este período com a
aprovação da Agência Nacional de Saúde (ANS). “Em relação aos processos judiciais, a Unidade de
Mediação e Conciliação da Unimed-Rio vem trabalhando em parceria com a Aduseps em Pernambuco,
com o objetivo de atingir a melhor solução em menor tempo, evitando a judicialização dos casos”.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou em nota que desde a transferência de
carteira da Golden Cross para a Unimed-Rio, tem acompanhado de perto os pedidos de informações e
as reclamações dos usuários relativas à modificação da rede e eventuais interrupções de tratamentos.
De acordo com a nota, equipes da ANS realizaram diligências junto às operadoras, para minimizar
possíveis transtornos causados aos beneficiários e verificar qualquer tipo de infração. Segundo a ANS,
desde março deste ano observa-se a redução do Índice de Reclamações da Unimed-Rio.
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30/08/2014
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