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IMPORTANTE - SAI NOVO ÍNDICE DE RECLAMAÇÃO DA ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) colocou em seu portal na internet, o novo o Índice de Reclamações, que permite que o consumidor comparar a atuação das operadoras de planos de saúde. O índice, que é calculado a partir das queixas que são registradas na ANS, foi reformulado. Agora tem mais dois indicadores complementares que ajudam a identificar qual foi a conduta das operadoras na resolução das demandas. Agora a avaliação é feita em três itens: o Índice Geral de Reclamações, que avalia o atendimento aos problemas apontados pelos beneficiários; o Percentual de Finalização Assistencial, que mede a capacidade de conclusão satisfatória dos problemas entre os planos de saúde e os beneficiários; e o Índice de Abertura de Processo Administrativo, que permite medir o volume de reclamações com indício de infração que foram encaminhadas à ANS para abertura de processo administrativo. Os resultados podem ser checados no site da ANS. Há ainda o ranking com a lista das dez operadoras com maior índice geral de reclamações, divididas por porte e por tipo de atenção (assistência médica ou exclusivamente odontológica).



30/09/2015