IMPORTANTE - SAI NOVO ÍNDICE DE RECLAMAÇÃO DA ANS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) colocou em seu portal na internet, o novo o Índice de
Reclamações, que permite que o consumidor comparar a atuação das operadoras de planos de saúde.
O índice, que é calculado a partir das queixas que são registradas na ANS, foi reformulado. Agora tem
mais dois indicadores complementares que ajudam a identificar qual foi a conduta das operadoras na
resolução das demandas.
Agora a avaliação é feita em três itens: o Índice Geral de Reclamações, que avalia o atendimento aos
problemas apontados pelos beneficiários; o Percentual de Finalização Assistencial, que mede a
capacidade de conclusão satisfatória dos problemas entre os planos de saúde e os beneficiários; e o
Índice de Abertura de Processo Administrativo, que permite medir o volume de reclamações com indício
de infração que foram encaminhadas à ANS para abertura de processo administrativo.
Os resultados podem ser checados no site da ANS. Há ainda o ranking com a lista das dez operadoras
com maior índice geral de reclamações, divididas por porte e por tipo de atenção (assistência médica
ou exclusivamente odontológica). |
30/09/2015
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