PERSPECTIVAS PARA AS VENDAS DE PLANOS DE SAÚDE PARA 2019
Como os empresários estão percebendo as perspectivas de contratações para 2019 ?
Ricardo Quarenghi
O cenário de instabilidade que se estabeleceu no país, preocupa fortemente empregados e empregadores. Mais ainda, quando a pauta recai sobre o horizonte de crescimento das empresas e, consequentemente, de contratações para o próximo ano.
Conversei com a Priscila M. de Andrade, Especialista em Indicadores Econômicos e Gestão Empresarial e Coordenadora de Pequisas da Fecomércio PR para entendermos melhor o cenário.
Os empresários esperam de 2019 um fechamento de ciclo de confusão político-econômica, anseiam pelo fim da recessão agravada nos últimos 4 anos para que o país entre de fato no clima de retomada econômica, de mudanças na política sem muitas interrupções. As expectativas estão voltadas para a redução das dificuldades que circundam o cotidiano do empresário.
O otimismo da classe empresarial está atrelado à credibilidade do governo que irá assumir o comando do país no ano que vem, mas geralmente a troca de governo é bem vinda e eles ficam mais otimistas.
Há uma tendência ao aumento do volume de contratações e queda do desemprego?
No ano passado pudemos observar a melhora na percepção tanto do empresário quanto do consumidor paranaense, que se mostrou mais disposto às compras logo no início de 2017, visto que o indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) começou a melhorar, e as vendas do varejo mostraram reação positiva em alguns setores no segundo semestre.
O Paraná foi o estado que mais gerou empregos nos últimos dez anos (dados da RAIS), e as perspectivas para contratações sempre são boas quando os empreendedores recuperam seu otimismo. O país também deve gerar novos postos de trabalho porque novos investimentos devem chegar no próximo ano.
É válido lembrar que empresários pessimistas não contratam, não precisariam ampliar a estrutura do quadro de colaboradores para uma demanda que ele não espera que virá.
Conjunturalmente, quais são os principais fatores que contribuem para o otimismo ou pessimismo do empresário?
O desempenho do governo é um grande responsável pela maneira que o empresário enxerga seu futuro. A política e a condução da economia estão intimamente ligadas à sensação de segurança dos gestores de empresas.
E também existem particulares de cada tipo de negócio, que também enfrentam seus momentos de pessimismo. O empresário brasileiro é sempre muito inventivo e motivado em sua maioria, acaba conseguindo driblar as ameaças e mantém a motivação para continuar otimista.
Quais as principais dificuldades encontradas pelos empresários que impactam também em menor escala de contratações?
O maior obstáculo para as empresas tanto do comércio, dos prestadores de serviços e dos profissionais do turismo é de longe a instabilidade econômica. Ela atrapalha o planejamento, impede progressos, investimentos e contratações. Outra pauta de reclamação é a carga tributária elevada no Brasil, onde o empresário não consegue enxergar a contrapartida do governo. Clientes descapitalizados também são vistos como um problema, bem como outros entraves. As dificuldades previstas para o segundo semestre se repetem a cada semestre, as 4 maiores fontes de preocupação são geralmente as mesmas.
https://www.google.com.br/amp/s/massanews.com/amp/blogs/negocios/poder-e-carreira/sua-carreira-como-os-empresarios-estao-percebendo-as-perspectivas-de-contratacoes-para-2019-2d2J3.html
|
09/11/2018
|