COMO AS NOVAS TECNOLOGIAS DE SAÚDE PODEM REVOLUCIONAR NOSSO MERCADO
Como as healthtechs prometem revolucionar o setor de saúde
Impulsionadas pela pandemia, as healthtechs estão em pleno desenvolvimento, sendo responsáveis por propor soluções em diversos setores da saúde, como gestão, prontuário eletrônico e telemedicina
POR MIRIAM BOLLINI - 13 DE SETEMBRO DE 2021
Como as healthtechs prometem revolucionar o setor de saúde
Você já vivenciou sair do consultório de um médico com uma receita, chegar na farmácia e ver o atendente sofrendo para conseguir decifrar o que está prescrito ali? E o problema da ‘letra de médico’ não para por aí: e quando o próprio paciente não entende a posologia descrita na receita? É aquele sofrimento. E é aí que entram as healthtechs, startups que introduzem novas tecnologias para encontrar soluções no setor de saúde.
No caso do exemplo acima, para resolver o problema da letra de médico – e muitos outros que vamos conhecer adiante – a startup Memed surgiu em 2012, como uma das primeiras startups de saúde do Brasil a fazer a prescrição digital com envio, via SMS, para o paciente.
Hoje, a Memed é líder em emissão e dispensação de receitas digitais no Brasil, com mais de 195 mil médicos cadastrados na plataforma, e integrada a mais de 35 mil farmácias em todo o país, tornando possível a conexão de ponta a ponta, desde o momento em que o médico faz a receita até quando o paciente compra o medicamento.
Além do mais, a plataforma oferece recursos extras para apoio ao médico na hora de prescrever a receita, como uma base de dados de medicamentos e exames, que aliada às ferramentas de apoio à decisão clínica, auxilia os médicos a tomarem suas condutas.
É possível saber quando um medicamento interage com outro, por exemplo, ou até quando o paciente tem alergia a algum princípio ativo do medicamento receitado – tudo em tempo real. Ou até se aquele medicamento é caro demais ou se está descontinuado.
Já para o paciente, após o médico preencher e assinar a prescrição digital, ele recebe um SMS, via WhatsApp ou qualquer outro meio digital. Com isso, basta apenas que ele vá até o balcão da farmácia e apresente pelo celular a receita digital.
Ele pode escolher a farmácia que fará a dispensa dos medicamentos daquela receita médica digital e pode recebê-los em seu endereço, conforme a necessidade, ou mesmo já agendar seu exame on-line.
A farmácia, por sua vez, deverá verificar se existe uma assinatura digital no documento. O processo todo é gratuito, tanto para os médicos, como para os pacientes e para as farmácias. Mensalmente, a Memed gera mais de 1,5 milhão de receitas digitais que são aceitas em mais de 30 mil farmácias.
O Google da saúde
Procurar na internet para resolver um problema de saúde é altamente reprovado pelos médicos – e não sem razão. Mas, no caso do iubem, a proposta é diferente. A plataforma funciona como um buscador, fazendo a ligação entre o paciente e o profissional de saúde.
Com um algoritmo semelhante aos aplicativos de viagens, a healthtech permite que um usuário selecione pelo celular o tipo de especialidade médica que precisa, bem como data e horários de sua preferência. Em seguida, o aplicativo encontra os profissionais mais próximos e uma seleção é disponibilizada ao paciente, que escolhe entre as opções propostas.
Segundo Eduardo Mendlovitz, diretor do iubem, inicialmente o plano da healthtech foi focar em 70% da população brasileira que não possui planos de saúde, uma vez que, para usar a plataforma, não é necessário pagar taxas. O paciente paga a consulta direto ao profissional da saúde que escolher. Contudo, é possível cadastrar o cartão de crédito e realizar o pagamento da consulta direto no aplicativo.
Os valores das consultas variam entre R$ 100 e R$ 170, dependendo da especialidade cadastrada, e uma taxa de 15% é descontada do médico.
O paciente pode escolher pagar via aplicativo com cartão de crédito ou em dinheiro no consultório. Nesta opção, o percentual do iubem é enviado, posteriormente, em formato de boleto. “Além da expansão nacional, o iubem vai permitir que pacientes de planos de saúde também possam se conectar com seus médicos através da plataforma, acabando com a difícil tarefa de ficar ligando para os consultórios para escolher o melhor dia da consulta”, ressalta Eduardo Mendlovitz.
https://www.consumidormoderno.com.br
/2021/09/13/healthtechs-revolucionar-saude/
|
14/09/2021
|