Untitled Document

Notícia Completa



ENTENDA O QUE É O OPEN HEALTH - MODELO PARA AMPLIAR A CONCORRÊNCIA ENTRE PLANOS DE SAÚDE.

Governo planeja criar o 'Open Health' para ampliar concorrência em planos de saúde, diz Queiroga

Modelo possibilitaria compartilhamento de informações de saúde entre empresas

BRASíLIA— O Ministério da Saúde planeja a criação de um modelo de compartilhamento de dados entre planos de saúde para ampliar a concorrência no setor de saúde suplementar, conforme informou Lauro Jardim no último sábado .

A ideia é que o "Open Health" funcione nos moldes do que acontece com os bancos no Open Banking, que permite ao consumidor compartilhar dados com quais bancos desejar, o que permite a oferta de produtos personalizados aos clientes

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o projeto já recebeu aval do presidente Jair Bolsonaro. Queiroga citou ainda que também conversou com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre o tema. O governo estuda fazer uma medida provisória sobre o tema, disse o ministro.

— Conversando com o Campos Neto, dissemos: vamos criar o "open health". Por que a gente não usa uma plataforma como o "open banking" pra facilitar a portabilidade? Sabe quanto tempo demora a portabilidade (para um beneficiário mudar de um plano de saúde para outro) hoje? Cerca de 90 dias. Aí imagina numa plataforma como essa, em que você bota o CPF aí aparece o seu plano e vários outros planos se encaixam no seu perfil e você aperta em cima (na tela do celular) e muda — afirmou Queiroga.

A plataforma reuniria registros de pacientes e indicadores de saúde suplementar, que seriam compartilhados entre as empresas. Assim, diz o ministro, operadores poderiam oferecer planos adequados ao perfil de cada cliente, com preços menores para aqueles que utilizam menos o sistema de saúde.

Segundo ele, a medida também ajudaria a reduzir a pressão sobre o sistema público de saúde, já que muitas pessoas teriam acesso facilitado à saúde complementar.

O Globo 19/01/2022 - 13:25 / Atualizado em 19/01/2022 - 14:02



23/01/2022