COMUNICADO OFICIAL DA AMIL
Diante desse volume de notícias, cumpre esclarecer, de forma oficial, que o UnitedHealth Group é um investidor de longo prazo no Brasil, posição que não se alterou desde a sua chegada ao país, em 2012. Portanto, não tem a intenção de sair do mercado de saúde brasileiro. Menos ainda de vender a Amil ou nossos principais ativos hospitalares.
Ao contrário do que se tem dito, nossas operações de planos de saúde e hospitais verticalizados também não estão à venda. O que de fato está ocorrendo é que, após a transferência da carteira de planos de saúde individuais para a Assistência Personalizada à Saúde (APS), submetemos à Agência Nacional de Saúde (ANS) uma única operação de compra e venda - a da APS - cuja avaliação deve sair nos próximos dias, dada a relevância e o interesse público nessa operação.
A transferência dos planos individuais da Amil para a APS se deu em 1/1/2022, em conformidade com o processo da agência reguladora. Os beneficiários tiveram asseguradas, além da rede credenciada atual, a manutenção das coberturas estabelecidas em seus contratos, a continuidade dos tratamentos em curso e a conformidade total com a regulamentação dos planos de saúde
Financeiramente sólida, a APS hoje é constituída exclusivamente de planos individuais ou familiares, somando 340 mil beneficiários. Integra o UnitedHealth Group Brasil até que a ANS conclua sua avaliação, a qual apoiamos com toda documentação solicitada.
Como parte da estrutura do acordo, a negociação incluiu a contratação completa de todos os serviços prestados pela Amil, por 12 meses, e o aluguel da rede credenciada, por 60 meses. Tempo adequado para a transferência da operação, garantindo ao beneficiário a qualidade de seu atendimento e a manutenção da rede credenciada de seus produtos.
Independentemente do resultado desse processo, continuamos provendo aos beneficiários APS toda a assistência contratada, como é a nossa responsabilidade e em acordo com nossos valores. Cada cliente que se manifestou em sentido contrário, em nossos próprios canais ou em meios externos, foi procurado pela nossa empresa para esclarecimento.
Entendemos que essa súbita atenção trouxe insegurança para nossos colaboradores, clientes e parceiros. Reafirmamos que não há razão para isso, uma vez que não nos afastamos nenhum centímetro dos nossos compromissos e visão para a saúde suplementar brasileira.
Não comentamos rumores nem boatos porque, como organização, não nos interessa participar de conversas sem pessoas identificadas ou sem intenção construtiva. Fato é que não podemos nos distrair da tarefa mais relevante de todas, que é a de garantir os cuidados médicos de nossos 3 milhões de beneficiários.
Agradecemos a sua dedicação, resiliência e confiança. Continuaremos empenhados para que a experiência dos nossos beneficiários e dos nossos pacientes seja totalmente positiva e nossos ativos cada vez mais admirados pelo mercado.
AMIL |
15/02/2022
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