Untitled Document

Notícia Completa



ÚLTIMO MÊS DE REAJUSTE NEGATIVOS PARA PLANOS INDIVIDUAIS

Plano de saúde mais barato: último mês para empresas aplicarem reajuste negativo

Pela primeira vez desde 2000, usuários pagarão mais barato pelo serviço. Autor: Bruna Valtrick

Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que o reajuste dos planos de saúde individuais e familiares seja negativo. Ou seja, os usuários pagarão menos pelo serviço.

De acordo com a instituição, o prazo para aplicação ocorreu de maio do ano passado até este mês de abril de 2022, devendo, então, acontecer a partir deste mês.

Assim, segundo determinou a ANS, a queda nos valores será de 8,19%. A decisão teve unanimidade dos cinco diretores envolvidos. Esse índice negativo reflete principalmente a queda da demanda por serviços ocorrida com a pandemia e o maior isolamento social.

A confirmação veio nas últimas reuniões da Agência, em mapa assistencial da saúde que mostra que, em 2021, houve queda de 25,1% no número de consultas, além de queda de 14,6% nos exames e de 15,6% nas internações.

Lembrando que o reajuste anual definido pela ANS fixa o percentual máximo que as operadoras podem usar para atualizar as mensalidades. Ou seja, a redução é de, pelo menos, 8,19%. Outro ponto importante é que este é o primeiro reajuste negativo realizado pela ANS desde sua criação, em 2000.

Por fim, vale dizer que a decisão não se aplica aos planos coletivos, sejam empresariais ou por adesão, valendo apenas a mensalidades de contratos individuais e familiares, firmados a partir de 1999. Ao todo, são cerca de 8,1 milhões de beneficiários, o que equivale a cerca de 17% do mercado de saúde suplementar no Brasil.

Espera-se um reajuste entre 16% e 18 % para os próximos meses de aniversário dos contratos individuais.



13/04/2022